terça-feira, 10 de julho de 2012

Maxaranguape / Maracajaú (RN) - Brasil

Maxaranguape é um pequeno município localizado 54km a norte de Natal. Possui cerca de 7000 habitantes (2010), que vivem basicamente da pesca e do turismo. O município é muito visitado devido a Praia de Maracajaú e seus lindos recifes de coral que tornam o local ideal para o mergulho esportivo.

Visitamos a Praia de Maracajaú + Punaú num passeio de 1 dia durante estadia em Natal. Fizemos este passeio com a empresa de turismo Marazul (Rua Vereador Manoel Sátiro, 75, loja 1 - Ponta Negra / www.passeiodebuggy.com.br), uma das maiores do ramo em Natal. Fazem todo o tipo de passeios pela região e na minha humilde opinião é uma grande escolha na hora de optar por passeios fora da área urbana.

Uma van da empresa nos buscou de manhã bem cedo no hotel e iniciamos o passeio. Chegando à praia fomos conduzidos até o Portal de Maracajaú, um local amplo e aberto com restaurante, piscinas e vestiários. Antes de ir ao catamarã (barco que realiza o passeio) é indicado que se faça o pedido do almoço, desta forma ao retornar do mergulho a sua comida já está pronta e não atrasa o resto do passeio. O valor do almoço para duas pessoas é na média de R$60,00. Os recifes de coral ficam a 7km da praia, o que leva 30min de catamarã por águas tranquilas e muito limpas. Na maré baixa o mar recua e deixa os recifes em áreas com 1 a 3m de profundidade em piscinas naturais com a exuberante beleza da vida marinha. O tempo de mergulho é de 2h, vislumbrando corais, dezenas de espécies de peixes, moreias e se tiver muita sorte polvos, tartarugas, entre outros... O catamarã conta com um bar onde há bebidas e alguns quitutes feitos na hora (espetinho de camarão e lagosta). É um lugar maravilhoso que pode ser visitado por pessoas de todas as idades, há cordas que auxiliam as pessoas que tem muito medo da água e os mergulhadores estão sempre prontos pra ajudar. Depois das 2 horas de atividades no mar, o barco retorna ao Portal de Maracajaú, onde o almoço escolhido já esta a sua espera. Se quiser pode aproveitar a piscina e alugar bugues para passear nas dunas.

Portal de Maracajaú.
Catamarã.
Local de mergulho.
Coral
Moreia
 Peixes.

Após o almoço, seguimos em direção a Praia de Punaú, onde visitamos o Punaú Praia Hotel (www.punaupraiahotel.com.br), um lugar maravilhoso na foz do Rio Punaú. A paisagem em meio a dunas, coqueiros e a junção do rio com o mar, faz desse hotel um lugar maravilhoso e muito especial para repousar em harmonia com a natureza. O local conta com um restaurante, aluguel de canoa, bugue e diversas opções de lazer.

Punaú Praia Hotel.
Família de saguis no Punaú Praia Hotel

No retorno para Natal, paramos em tendas na beira da estrada para ver as criações de caranguejo e provar/comprar algumas frutas regionais.

Tanque de caranguejos.

O passeio total dura 1 dia inteiro e custa R$85,00. Não se esqueça de levar muito protetor solar, trajes de banho, toalha, chapéu e se tiver uma roupa de mergulho (aquelas de neoprene) é interessante para escapar do sol forte.
OBS: As referências de preço e horários no texto, são da época da viagem (out. de 2011). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário