quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cascais - Portugal.

Cascais é um vilarejo com cerca de 33300 habitantes (2006) que dista 25km de Lisboa. Área de praia, banhada pelo Oceano Atlântico, já foi um importante balneário nos tempos do Rei Luís I. Hoje em dia é um lugar calmo onde a atividade dominante é a pesca. É o lugar ideal para um passeio de um dia inteiro. Para chegar até esta simpática localidade, pegamos o trem em Lisboa (na estação Cais do Sodré) onde pagamos €$ 3,40 (total de ida e volta), numa viagem de cerca de 40min.

Mapa de Portugal com detalhe na localização de Cascais. 
(GoogleEarth) 
Ticket do trem Lisboa-Cascais.
Imagem aérea mostrando os principais pontos: 1) Estação de trem;
 2) Shopping Cascais Villa; 3) Centro de Informações; 4) Praia da
Conceição; 5) Praia da Rainha; 6) Praia da Ribeira; 7) Farol de
Santa Marta e 8) Boca do Inferno. 
(GoogleEarth)

À poucas quadras da estação de trem há um centro de informações, onde conseguimos um mapa e decidimos os locais mais interessantes para conhecer. Neste vilarejo há um ponto conhecido como "Boca do Inferno", uma formação natural muito interessante e decidimos que tínhamos que ir até lá. Sendo assim, começamos uma caminhada de cerca de 2km. No caminho passamos pela Praia da Conceição, com algumas piscinas alimentadas pela água do oceano; a Praia da Ribeira, onde os pescadores organizam suas redes e armadilhas para pegar polvos; o Forte Militar, que estava fechado para reformas e o Farol de Santa Marta.

Gaiolas para capturar polvo na Praia da Ribeira.
Farol de Santa Marta.

Saindo do Farol, em direção a Boca do Inferno, pegamos um caminho muito lindo num calçadão ao lado do mar (não digo à beira-mar pois neste trecho não há areia, o mar bate direto na formação rochosa). É um trecho com vista maravilhosa onde não há como não parar a cada instante para observar a linda paisagem. A Boca do Inferno é um local maravilhoso que não pode deixar de ser visitado. Neste ponto a ação das ondas e da água da chuva provocam o desgaste das rochas de composição carbonática que compõem a região, formando lindas grutas. A coloração azulada da água do mar ajuda a formar um cenário de tirar o fôlego.

Trecho entre o Farol de Santa Marta e a Boca do Inferno.
 (GoogleEarth)
 
Boca do Inferno.

No caminho de volta para o centro da cidade, paramos para almoçar no restaurante Pãozinho Quente. Lá é servido um prato para viajantes, com de sopa de legumes, massa, refrigerante e café (€$ 8,00). Saindo do restaurante fomos visitar o Museu do Mar (entrada gratuita), que dispõem vários animais marinhos empalhados, alguns fósseis e artefatos antigos de navegação, além de alguns tesouros encontrados em navios que naufragaram em mares próximos.

Museu do Mar.

O centro de Cascais possui comércio diverso e um grande shopping, o Cascais Villa. Vale a pena aguardar o fim da tarde em algum dos bares próximos as diversas praias de Cascais.

Pôr do Sol em Cascais.

Se você estiver em Lisboa, cansado da cidade e dos seus monumentos históricos, visite Cascais e surpreenda-se com belas praias e a simplicidade deste vilarejo.
OBS: As referências de preço e horários no texto, são da época da viagem (jan. de 2009). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário